PHOTO-2025-01-18-18-37-17

ESTRELA AURORA

“A primeira luz que viu o homem, o primeiro homem que viu a luz.”

Estava em uma noite, no meu quarto, observando as sombras da porta da varanda sobre a parede branca, as luzes formavam a estética das portas com pequenas janelas quadradas, e os ângulos de   dos raios de luz da lâmpada externa formavam diagonais entrelaçadas, avistei uma espécie de portal e fiquei intrigada com aquela imagem. Decidi tirar uma foto, usando-a como referência para a estrutura do desenho dessa pintura.

Conforme fui traçando as retas e formas quadriláteras irregulares (gosto da magia que reside na geometria sagrada mas também no que eu chamo de “geometria intuitiva”).  Surge então, com força, um primeiro símbolo na parte de baixo que identifiquei como um caduceu.

“O caduceu ☤ ou emblema de Hermes (Mercúrio) é um bastão em torno do qual se entrelaçam duas serpentes e cuja parte superior é adornada com asas. É um antigo símbolo, cuja imagem pode ser vista na taça do rei Gudea de Lagash, 2.600 anos a.C., e sobre as tábuas de pedra denominadas, na Índia, nagakals. Esotericamente, está associado ao equilíbrio moral, ao caminho de iniciação e ao caminho de ascensão da energia kundalini. A serpente da direita é chamada Od, que representa a vida livremente dirigida; a da esquerda Ob, vida fatal e o globo dourado no cimo Aur, que representa a luz equilibrada. Estas duas serpentes opostas figuram forças contrárias que podem se associar mas não se confundir.”

Na parte superior da obra, surge uma estrela de oito pontas:

“Para a tradição ortodoxa uma estrela de oito raios significa: eternidade ; o símbolo do paraíso; ir além do mundo material; o sinal da transformação final da natureza humana.”

Considerando as duas citações acima, nota-se a conexão entre os dois símbolos e seus sentidos co-relacionais: adentrando uma espécie de portal, primeiro passa-se através de uma força telúrica (terrena), que atravessa o corpo e se entrelaça, erguendo em direção ao céu, à alguma resolução, o movimento da força bruta e seu processo de refinamento para tornar-se uma forma única e ascendida, as serpentes entrelaçadas do caduceu dançam em direção à estrela que surge na cor da aurora.

Outra curiosidade é a primeira fotografia tirada de uma estrela no espaço através do telescópio James Webb em 2022, a imagem mostra uma estrela de oito pontas.

“A luz infravermelha detectada pelo James Webb levou 13 bilhões de anos para alcançá-lo (a idade do universo é de cerca de 13,7 bilhões de anos). Sabe-se que os cientistas da NASA que tiveram acesso a essas primeiras imagens se emocionaram com a qualidade e beleza delas. Será apenas um primeiro passo no progresso da observação do cosmos.”

O tempo que a ciência levou para captar essa imagem. O tempo que o ser humano leva para ascender espiritualmente, materialmente, fisicamente. A alquimia da vida. A iluminação. A beleza enquanto verdade, a verdade enquanto beleza, a aurora e a descoberta.